Sunday, February 27, 2005

COMO NASCE UM PARADIGMA

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão.

Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.

Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas.

Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram.

Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato.

Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto.

Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas.

Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:

"Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

Não deves perder a oportunidade de passar esta história para os teus amigos, para que, de vez em quando, se questionem porque fazem algumas coisas sem pensar ...

"É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO" (Albert Einstein)

7 Comments:

At 3:19 pm, February 27, 2005 , Blogger Uma estrela errante said...

Gostei de ler!

A humanida é complexa!

escreve sempre

Um beijo

Isa

 
At 12:23 pm, March 24, 2005 , Blogger Caty said...

Aparece quando puderes....tenho saudades de conversar ctg...beijos duma amiga...
---m0rena23---

 
At 12:40 am, November 09, 2005 , Blogger Eli said...

Resolvi vir ler a história toda e vejo nas tuas palavras coisas que já me passaram pelos olhos, ouvidos...
Gostei muito. Está interessante!
:)

 
At 7:49 pm, November 22, 2005 , Anonymous Anonymous said...

Este post tem a vantagem de ser pequeno (livraaaaa)m as lio até ao fim porque fez-me lembrar uma amiga minha que não tem mais ng e envolve-se com quase toda a gente que conhece na net e depoisss depois cá estou eu para limpar as lágrimas.

 
At 7:25 pm, February 20, 2006 , Anonymous Anonymous said...

Olá
Obrigada pela visita no meu Cantinho.
Comecei a ler a história e já não consegui parar sem ler tudo. A minha "história" identifica-se muito com ela. Adorei, parabéns por tudo o que escreve, pela história em si, pela criatividade, tão actual.
Boa semana
Beijos

 
At 3:03 pm, February 23, 2006 , Blogger isabel mendes ferreira said...

P A R A B É N S......


SÉRIO.


BJO.

 
At 11:13 am, March 05, 2006 , Anonymous Anonymous said...

Olá e obrigada pelo teu comentário, mas se puder vou dizer-te pq concordei com o Carlos. Não é k qd eu digo k perdemos o orgulho da nação seja a favor dos nacionalistas ou fascista, pelo contrário abomino quem o é, mas deves concordar k se perderam o respeito e a protecção de k as crianças gosavam antigamente. Com os pais a trabalharem cada vez mais ficam entregues a si e aos "predadores" k as encontram nos seus caminhos da escola etc. e tb muitos outros valores k se tinham (porque será k um pobre travesti foi atacado por miúdos até à morte?)O nosso país mudou e as crianças hoje são abandonadas à sua sorte, aos maus-tratos ou a quem ñ tem formação pª as educar. Podes discordar do k digo e gos taria de poder ter-te sempre como amigo porque kem nos ker bem nem sempre concorda connosco, mas se me conhecesses havias de saber k eu preservo acima de tudo as pessoas. Desculpa se te sentiste ofendido pelo meu comment mas gostaria muito de poder trocar idéias contigo porque é muito bom descobrirmos novos horizontes e opiniões. Bjs

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home